KAIZEN

Projeto ágil da PUC-RS é premiado

04/12/2013 17:10

Projeto da PUC-RS aproxima alunos do mundo das metodologias ágeis de desenvolvimento.

Rafael Prikladnicki.

Tamanho da fonte: -A+A

O projeto do software Kaizen, desenvolvido entre o Centro de Inovação Microsoft - PUC-RS, a Faculdade de Informática e as empresas ThoughtWorks e DBServer venceu o 4º Prêmio Inovação em Educação, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe). 

A divulgação foi feita em jantar comemorativo na terça-feira, 03. Foi o único projeto na área de TI destacado na premiação. 

Financiado com recursos de  R$ 120 mil do CNPq, o Kaizen é usado em um laboratório dentro do Tecnopuc no qual equipes desenvolvem projetos baseados em conceitos ágeis.

Conforme Rafael Prikladnicki, coordenador do projeto, nos últimos anos o processo de ensino de Engenharia de Software, tem passado por questionamentos sobre as estratégias tradicionais de ensino, como apresentação de teoria, aulas expositivas e leituras complementares.

“Os alunos encontram na indústria um cenário diferente do que é ensinado na academia”, resume  Prikladnicki, que também é diretor da Agência de Gestão Tecnológica da PUC-RS, a AGT.

Desde 2012, já foram capacitadas 15 pessoas em três turmas, uma por semestre. A próxima turma irá capacitar sete pessoas. Estudantes da PUC-RS representam 90% dos alunos envolvidos. 

Os resultados mostram um incremento na velocidade da equipe, do grau de adoção de boas práticas de desenvolvimento de software e uma mudança de postura dos alunos.

Além da capacitação dos alunos, a iniciativa também pertmite coletar dados que ajudem a avançar a pesquisa acadêmica sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software, além de embasar um estudo sobre necessidades de capacitação da área de TI.

Veja também

Prikladnicki premiado pela Fapergs

Rafael Prikladnicki, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUC-RS e atual diretor da Agência de Gestão Tecnológica da universidade, será um dos destacados no Prêmio Pesquisador Gaúcho, entregue pela Fapergs nesta quinta-feira, 17.

NAMASTCHÊ
PUC-RS é pioneira no IIIT

A PUC-RS é a primeira universidade brasileira a estabelecer um convênio com o International Institute of Information Technology, o mais prestigiado centro de ensino superior da área de tecnologia de Bangalore, cidade que é a capital da TI indiana.

O acordo foi assinado pelo Rafael Prikladnicki, diretor da Agência de Gestão Tecnológica e professor da Faculdade de Informática.

DESENVOLVIMENTO GLOBAL
A Dell, a PUC-RS e o offshore

O case de sucesso de desenvolvimento distribuído de software da Dell é exemplo na universidade, onde empresas locais dão primeiros passos no processo.

MÉTODOS ÁGEIS
RBS: Scrum para acelerar projetos

Para Jorge Audy, scrum master de produtos digitais, unir as equipes e trabalhar intensamente para entregar as soluções de forma ágil contribuiu para o sucesso de projetos do grupo.

FOLLOW THE SUN
Stefanini: sistema para desenvolvimento global

Metodologia da Stefanini é organizada em três pilares:  ALM, PPM e AMS.