Unimed no interior paulista adota Fluig. Foto: divulgação.

A Unimed Ribeirão Preto, divisão da seguradora de saúde que atende a região do interior paulista e conta com um corpo clínico formado por 900 médicos e mais de 140 mil conveniados, implementou o Fluig, da Totvs, para otimizar a gestão de documentos da empresa.

Com a adoção da aplicação Card Fluig ECM (Enterprise Content Management), o plano da companhia é organizar e garantir que documentos importantes de seus clientes fossem gerenciados com mais segurança e rapidez.

Inicialmente, foram digitalizados e indexados diretamente no Fluig cerca de 100 mil documentos, oriundos do Centro de Documentações (CEDOC) da unidade, com a implementação, hoje a empresa pode pesquisar qualquer documento nos arquivos digitais de forma simplificada.

Com 450 usuários, o projeto entrou em uma segunda fase com a adoção do Card Fluig BPM (Business Process Management). A tecnologia é utilizada para o controle e a automação de processos críticos. 

O trabalho foi iniciado com foco em rotinas comuns para um maior número de pessoas, como na área responsável pelas Notificações de Investigação Preliminar (NIP).

“Se um usuário do plano de saúde abre uma notificação contra o convênio, essa informação passa por quase todos os setores estratégicos da empresa, incluindo jurídico, atendimento, cadastro, comercial e TI. Antes, para resolver uma única pendência eram trocados cerca de 80 e-mails. Agora, tudo é centralizado e resolvido diretamente pela camada de processos do Fluig”, destaca Fabiano Rezende, gerente de TI da Unimed Ribeirão Preto.

Para Gilmar Hansen, diretor de produto do Fluig, oferecer uma tecnologia capaz de auxiliar no gerenciamento de um volume tão grande de documentos, mostra que a empresa está na direção correta dos seus negócios. 

“O Fluig faz com que o armazenamento, controle de visões, compartilhamento, atualização, busca e recuperação de documentos aconteça de forma ágil e segura. Esses benefícios se traduzem em um melhor serviço prestado pela cooperativa a seus conveniados”, destaca o executivo.

Aos poucos a Totvs vem engordando a sua lista de empresas que usam o Fluig, software anunciado no ano passado e que parece ser a grande aposta da empresa no momento. 

Segundo dados divulgados pela Totvs, o Fluig já tem mais de 200 clientes no país. 

A lista inclui a gaúcha Lamb Engenharia, o grupo paranaense CR Almeida, controlador da concessionária EcoRodovias, a fabricante de equipamento agroindustriais Tromink, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), entre outras.