O o app de paquera Once foi lançado no Brasil nesta semana. Foto: Africa Studio/Shutterstock.

Depois de ser lançado na França e chegar ao Reino Unido e aos Estados Unidos, o app de paquera Once foi liberado no Brasil. A diferença da ferramenta para os populares Tinder e Happn é que cada usuário recebe apenas uma sugestão de “match” por dia.

Criado pelo francês Jean Meyer, o aplicativo possui mais de 250 mil usuários e conta com um investimento de R$ 12,5 milhões, vindo de aportes e suporte da Partech VC.

Hoje, uma equipe de 42 profissionais analisam perfis que combinam e sugerem um match levando em consideração gostos, amigos em comum, localização, educação, ocupação, altura, religião, entre outros quesitos. No Brasil, a empresa afirma que contará com 20 profissionais para montar casais até o próximo mês.

“Um algoritmo, baseado na localização, faz a primeira seleção e apresenta possíveis matchs que podem interessar. Assim, o matchmaker faz a escolha final levando em conta todos os  fatores”, explica a empresa.

Os usuários recebem todos os dias, ao meio-dia, a sugestão do match. Eles têm até 24h dia para interagir com a pessoa através do chat, após os dois indicarem que “aprovam” um ao outro. 

“As pessoas estão cansadas de perder tempo selecionando entre centenas de pessoas na esperança de encontrar alguém que gostem. Com os matchmakers as pessoas terão mais tempo para continuar o seu dia normalmente sabendo que terão uma sugestão de “match” escolhido a dedo”, explica Jean Meyer, CEO do Once Dating.

A soluções está disponível na web e em aplicativos iOS e Android. Ao baixar o app, o usuário deve responder a um pequeno questionário opcional de perfil, carregar uma foto e aguardar. Quanto mais informações forem fornecidas, mais chances a pessoa terá de um match “perfeito”.

Apesar de ser gratuito, o Once oferece uma versão paga chamada Once Infinite, que conta com recursos extras como escolher um match - sem que a outra pessoa saiba que foi escolhida pessoalmente pelo par -, saber o horário em que o par sugerido abriu o app e tomou uma decisão (ou não) sobre o match, entre outros.

O Once pretende desembarcar em breve no México e tem  planos de continuar crescendo na América Latina e Europa. O app a marca de 250 mil usuários em cerca de dois meses. O Tinder, lançado em 2012, conta hoje com cerca de 9,6 milhões de pessoas ativas no app diariamente.