A Oi vai iniciar um projeto de incubação com 18 startups no Oito. Foto: Renata Mello.

A Oi vai iniciar um projeto de incubação com 18 startups no Oito, espaço de empreendedorismo e inovação aberto pela companhia no Rio de Janeiro.

Os projetos selecionados passarão por um curto período de avaliação, já trabalhando no espaço Oito sob a supervisão do Instituto Gênesis e do time Oi. As seis empresas melhor avaliadas nesse período receberão aporte de R$ 150 mil cada para se instalar no Oito e desenvolver seu negócio ao longo de 2018.

“A Oi é uma empresa que sempre se caracterizou pelas transformações que promove no mercado. Com o Oito, demos um passo adiante e criamos com parceiros estratégicos um espaço dedicado à inovação. Será um ambiente totalmente voltado para inovação, suporte ao empreendedorismo e também economia criativa”, afirma o presidente da Oi, Eurico Teles.

O edital para seleção dos participantes recebeu inscrições de mais de 500 projetos de 23 estados. Entre os inscritos, houve projetos também de outros países – Estados Unidos, França e Chile.  

“Os principais critérios usados na escolha dos projetos selecionados para o Oito foram o grau de inovação, a qualificação da equipe, além do potencial de contribuir para o atendimento das novas demandas dos clientes ou gerar economia de custos e aumento de produtividade para a companhia”, acrescenta o executivo. 

Dos 18 escolhidos para o período de pré-incubação em dezembro, metade é do Rio de Janeiro. Os demais são de São Paulo (3), Minas Gerais (2), Distrito Federal (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). 

O Oito vai funcionar no modelo de parceria e construção de rede com outras empresas e instituições. Entre os parceiros da Oi estão Nokia, IBM, Oracle, Amazon Web Services, CPqD, Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Senai, escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira Mello, Oi Futuro e Yunus Negócios Sociais Brasil. 

A unidade também terá espaço para empresas residentes, que dividirão o espaço de coworking com as selecionadas. A área compartilhada do Oito abrigará um andar com 78 posições de trabalho: 68 para empresas selecionadas, residentes e negócios sociais e mais dez assentos para convidados, que poderão ser ocupados de forma rotativa.  

 

Projetos selecionados para avaliação ao longo de dezembro:

1.       Allugator (MG): Plataforma de aluguel de produtos diversos.

2.       Banco Maré (RJ). Solução de pagamento para o público não bancarizado.

3.       Cíngulo (RS): Aplicativo de suporte/desenvolvimento emocional e agendamento de consultas psicológicas.

4.       Easyglic (DF): Relógio de monitoramento de hipoglicemia.

5.       Energy2go (RJ): Solução de aluguel de baterias portáteis para recarga de celulares.

6.       Entropia (RJ): Plataforma de soluções de saúde para pré-diagnóstico, indicação de médicos usando blockchain e inteligência artificial.

7.       ePHealth (SC): Aplicativo de suporte ao trabalho dos Agentes de Saúde Comunitários.

8.       Everywhere Analitics (PR): Solução de contagem de tráfego de pessoas via Wi-Fi.

9.       Farmaki (RJ): Comparador de preços de medicamentos.

10.    Field Control (SP): Solução de controle de força de campo.

11.    Gamer Trials (RJ): Plataforma de testes de games.

12.    Genesis Training (RJ): Plataforma de padronização de treinamentos para franquias de futebol.

13.    DEMONL (RJ): Solução de proteção de ativos com "barreira elétrica" inovadora.

14.    JUSTTO (SP): Solução de mediação de acordos judiciais.

15.    Legal Cloud (RJ): Solução de controle de prazos legais.

16.    NEARBEE (MG): Botão de pânico via bluetooth aliado à rede de pronto atendimento colaborativo e relógio de rastreamento infantil.

17.    Power Drones (SP): Solução de video-inspeção automatizado feito através de drones.

18.    Top2You (RJ): Plataforma de coaching com executivos de mercado.

 

Negócios sociais selecionados pelo Labora (Oi Futuro):                                                                       

19.    818 Energia Solar (RJ): Democratização do acesso à energia solar.

20.    Diáspora Black (RJ): Empreendimento que busca articular uma rede social de viagens para usuários afrodescendentes que compartilhem interesses e referências culturais comuns.