A PSA Peugeot Citroën intensificou o uso de suas aplicações de manufatura digital Delmia. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A PSA Peugeot Citroën intensificou o uso de suas aplicações de manufatura digital Delmia, da Dassault Systèmes, para ajudar a simplificar o processo de inovação de sua divisão Body-in-White. Com essa expansão, que viabiliza a continuidade digital ponto a ponto entre engenharia e manufatura, a PSA Peugeot Citroën espera resolver o planejamento de robótica “right-first-time” (correto desde a primeira vez).

Ativada pela plataforma 3DExperience, a implementação da PSA Peugeot Citroën tem suporte para simulação de robótica avançada, incluindo estudos e programas de viabilidade e acessibilidade. 

Esse suporte nos primeiros estágios do layout de produção complementa a simulação da montagem final, da pintura, do sistema de transmissão e da soldagem.

Para aumentar a fabricação de peças dos veículos, incluindo aberturas, painéis, estruturas e under body, a PSA Peugeot Citroën queria fortalecer a integração produto-processo para que as equipes pudessem detectar e corrigir possíveis problemas de manufatura nos primeiros estágios do ciclo de desenvolvimento. 

As aplicações de simulação Delmia Robotics estão fazendo a ligação entre o layout dos robôs e sua operação na produção, simplificando dramaticamente a alocação de espaço, que ajuda a evitar erros em potencial e colisões que poderiam levar ao desperdício de materiais e a refazer a produção. 

Ao integrar a simulação robótica com a plataforma 3DExperience, a PSA Peugeot Citroën espera aumentar a flexibilidade de sua planta e fortalecer sua estratégia de modularização ao reforçar a padronização e a reutilização da linha de montagem do programa de um automóvel.

“Decidimos ampliar nosso uso do portfólio da Dassault Systèmes para nossa divisão Body-in-White para criar uma continuidade digital perfeita entre a engenharia e a manufatura, que acreditamos ser um fator chave para reforçar a agilidade geral de nossos negócios”, diz Sébastien Gagnepain, coordenador de Processos e Fábrica Digital da PSA Peugeot Citroën. 

A Dassault Systèmes atende a mais de 190 mil clientes de todos os tamanhos e indústrias, em mais de 140 países.