Alexandre Blauth. Foto: Baguete.

Alexandre Blauth não é mais diretor de TI e Telecom do Grupo RBS.

A informação é de fontes e foi confirmada pela RBS, que afirmou que o cargo será ocupado interinamente pelo vice presidente de Gestão de Pessoas, Deli Matsuo.

A empresa está decidindo se irá promover algum profissional internamente ou trazer alguém de fora, informa a assessoria da empresa de companhia, que disse também que Blauth sai para assumir "novos projetos".

A reportagem do Baguete entrou em contato com o executivo, mas não obteve retorno até o momento. Matsuo entrou na RBS no final de 2011. O executivo foi  diretor de RH do Google para a América Latina de 2006 a 2010.

Blauth é um dos CIOs mais conhecidos e respeitados do mercado de TI gaúcho. Nos últimos cinco anos, esteve à frente da TI da RBS, suportando oito jornais, 18 emissoras de TV, 28 rádios e dois portais, Clic e Hagah, com um total de 63 sites, entre eles os jornais, TVs e rádios do grupo.

Para gerenciar um ambiente complexo, o executivo implementou um modelo de governança estruturado por comitês e baseado em ITIL, Cobit, MPS.br e auditorias de gerenciamento de risco da Deloitte e PriceWaterhouseCoopers.

Blauth entrou na RBS em 2008, vindo da Lojas Colombo onde foi diretor de TI e Logística. A varejista gaúcha tem 320 lojas e receita líquida consolidada foi de R$ 1,32 bilhões em 2011.

O profissional presidiu o GU CIO, que reúne responsáveis pela TI de 40 empresas gaúchas responsáveis por quase 50% do PIB Estadual, em 2010.