Apresentação da maquete Floripa Interativa. Foto: reprodução.

A Caixa Econômica Federal assinou com a Fundação Certi e a prefeitura de Florianópolis um contrato de patrocínio no valor de R$ 300 mil para operação, em 2013, do Programa Floripa Interativa, uma maquete virtual da cidade.

Desenvolvida pela Certi em um projeto que começou ainda em 2011, a maquete funciona em uma plataforma que reúne tela de nove metros de comprimento e quatro metros de altura, nove projetores, recursos áudiovisuais e 3D, tudo instalado no Centro de Visualização construído especialmente para a iniciativa dentro do Sapiens Parque.

“A maquete permite passeios virtuais pela cidade, além de visualizar projeções futuras, navegando por paisagens que ainda não existem na cidade, como um parque no aterro da Via Expressa Sul e o Largo do Mercado Público revitalizado”, explica o superintendente da Certi, Carlos Alberto Schneider.

Segundo ele, o sistema será útil para debates de plano diretor da cidade, visitas turísticas e instrutivas, abertas a escolas e universidades, mas todas as visitas requerem inscrição prévia no site do projeto.

Com a assinatura do contrato atual, a CEF se torna a principal patrocinadora do Floripa Interativa, que já conta com recursos também da prefeitura de Florianópolis.

Futuramente, Schneider crê que a iniciativa possa ser levada para outras cidades e até mesmo para empresas e organizações.

A Certi poderá ser responsável pela concepção e desenvolvimento dos projetos, mas a operação deverá ser local.

“Podemos treinar pessoal para operar as maquetes, mas é importante que sejam operadas por pessoas das próprias cidades, com conhecimento local”, finaliza o superintendente.