O Menthor formata as referências de trabalhos nas normas de ABNT. Foto: l i g h t p o e t/Shutterstock.

Daniel Alon Antar, formado pela PUCPR em Engenharia de Produção em 2015 e pré-acelerado pela HotMilk, aceleradora da Universidade, criou o Menthor. O software online formata as referências dos trabalhos acadêmicos nas normas de ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Hoje, com 4 meses de existência, o software já conta com mais de 13 mil usuários, cerca de nove mil referências no sistema. A meta do Menthor é contar com 25 mil cadastrados até junho de 2016. 

“Por enquanto, o programa formata apenas a página de referências, mas a ideia é que, com a entrada de investimentos, possamos terminar o desenvolvimento do editor completo, tal que adeque o trabalho acadêmico inteiro”, conta Daniel Alon Antar.

O uso do editor para a formatação de trabalhos completos será pago. A etapa de referências, disponível online, é gratuita.

Para ter a página de referências de acordo com as normas, é preciso inserir as obras com o preenchimento dos dados da referência no Menthor. Após a inclusão das informações, a plataforma adapta as obras nas normas da ABNT em ordem alfabética e permite que o usuário baixe a página em Word para colocar em seu trabalho. 

De acordo com o criador da ferramenta, a ideia surgiu durante uma aula de metodologia. 

“Pensei o quanto seria útil e prático ter algo que formatasse os trabalhos de forma automática e me impressionei que não tinha ainda nenhum software simples que facilitasse isso. Então comecei a correr atrás, tive a pré-aceleração na HotMilk, participei de alguns eventos, conheci profissionais da área e, depois de algum tempo, a plataforma finalmente saiu”, explica Antar.