Assistente de voz começou a falar português em outubro de 2019. Foto: divulgação.

A Amazon acaba de lançar no Brasil o programa que incentiva criação de novas skills para a Alexa, assistente de voz da marca que começou a falar português em outubro do ano passado.

Para participar, é preciso preencher um formulário no site do programa e publicar a criação entre quatro de fevereiro e 30 de abril de 2020. 

Aquelas criações que atingirem o maior número de usuários únicos 30 dias após a publicação serão premiadas de acordo com a performance.

Os primeiros dez colocados ganharão uma sessão de treinamento on-line com direito a prova para obter a certificação Certified Alexa Skill Builder, da AWS.

Quem ficar entre a 11ª e 50ª posição, leva para casa um Echo Dot, dispositivo da marca que conta com a assistente integrada e custa R$349.

A partir da 51ª posição, as premiações são uma caneca inox, um carregador portátil e adesivos da Alexa.

Qualquer tipo de skill é válida para o programa, contanto que esteja em português do Brasil.

No programa, a Amazon também vai oferecer cursos gratuitos, como o Cake Walk e o Design para voz, para que os desenvolvedores aprendam a criar as funcionalidades. 

Segundo a empresa já existem centenas de skills locais disponíveis no Brasil. 

Com a assistente, já é possível jogar o Show do Milhão, assistir a vídeos do Porta dos Fundos, ler receitas da Rita Lobo e acessar notícias do UOL Esporte.

Os usuários também podem pedir comida pelo iFood, acessar informações dos bancos Bradesco e Itaú, pedir viagens no Uber e verificar o status do voo com a Latam.

Nos serviços disponíveis para o público infantil, é possível acessar histórias da Turma da Mônica, vídeos da Galinha Pintadinha e tocar canções de ninar do Leite Ninho.

De acordo com a empresa, o Echo Dot foi o item mais vendido no site da Amazon na Black Friday mais recente, com o Echo e Echo Show 5 também entre os 10 principais produtos.

Além dos dispositivos próprios, a Alexa já funciona em diferentes produtos da Philips Hue, Positivo, Bose, JBL. Intelbras, iRobot, LG e Sony, entre outros.