Ambiente de trabalho conta cada dia mais pontos.

A revista Amanhã, em parceria com o Instituto Great Place to Work (GPTW), divulgou a lista das dez companhias vencedoras da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em Santa Catarina.

Entre as eleitas, estão três da área da TI: Intelbras, Senior e Betha Sistemas. O estudo apresenta números sobre o que pesa mais na hora em que o funcionário decide sobre seu rumo profissional.

Em Santa Catarina, entre os fatores que influenciam na retenção de colaboradores são a oportunidade de crescimento (52%), qualidade de vida (25%), remuneração (17%) e estabilidade (4%).

A Intelbras, fabricante de equipamentos de telecomunicações com sede em São José, tem quatro fábricas no Brasil e está presente em mais de nove mil pontos de venda no varejo brasileiro.

A blumenauense Senior , fabricante de sistemas de gestão e controle de RH, emprega cerca de 900 colaboradores, 740 deles na matriz.

São quatro filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, além de cerca de 100 canais de distribuição em todo Brasil. A empresa faturou R$ 400 milhões em 2011.

Em 2012, ambas empresas haviam vencido o Top of Mind na categoria Empresa de Tecnologia e Informática, na premiação catarinense.

Já a Betha, empresa de sistemas de gestão para municípios sediada em Criciúma, fechou 2011com crescimento de 23% sobre 2010 e faturamento de R$ 32 milhões. Recentemente, a empresa também instituiu o pagamento de um 15º salário anual para os seus 350 colaboradores.

A pesquisa lista as dez melhores empresas, utilizando os mesmos critérios de escolha que o GPTW aplica em outros 46 países, e se baseia em questionários respondidos pelos próprios funcionários.

Ainda são avaliados o nível de confiança em cinco dimensões – credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem – e em nove práticas culturais de gestão de pessoas das empresas.

Em Santa Catarina, o Orgulho e a Camaradagem se destacam como as dimensões com os melhores índices.

CONFIRA OS VENCEDORES:

Companhias com mais de 1 mil funcionários

1º Senai-SC      
2º Serviço Social da Indústria de Santa Catarina      
3º Intelbras      
4º Dudalina      
5º Angeloni

Companhias com menos de 1 mil funcionários

1º Pollux Automation
2º FIESC
3º Betha Sistemas
4º BN Papéis
5º Senior