A unidade de computação em nuvem do Alibaba vai abrir um data center nos EUA. Foto: 360b/Shutterstock.com

A Alyiun, unidade de computação em nuvem do Alibaba, anunciou a abertura de um data center no Vale do Silício, na Califórnia. Este é o primeiro centro de dados da companhia fora da China.

O novo data center iniciará sua atuação atendendo empresas chinesas com base nos EUA. No segundo semestre, os serviços devem ser estendidos a clientes internacionais, incluindo empresas americanas, do sudeste da Ásia e da Europa, de acordo com o Wall Street Journal

A Aliyun já possui data centers nas cidades chinesas de Hangzhou, Qingdao, Pequim, Shenzhen e Hong Kong.

Segundo Sicheng Yu, vice-presidente e chefe de negócios internacionais da Aliyun, a unidade de computação em nuvem do Alibaba ainda está aprendendo a atender as necessidades das empresas não chinesas.

"Sabemos muito bem o que os clientes chineses precisam, e agora é hora de aprender o que os clientes dos EUA precisam", afirmou.

A receita da unidade de computação em nuvem do Alibaba é pequena quando comparada com a de suas operações de e-commerce. No entanto, como as transações nos sites do Alibaba crescem rapidamente, analistas acreditam que os serviços de gerenciamento de dados podem se tornar um grande negócio para a empresa daqui para frente.