Eduardo Lopez, vice-presidente sênior de Consultoria da Oracle para América Latina. Foto: Divulgação.

A Oracle fechou um acordo com a IDC para bancar para um número não informado de empresas uma avaliação sobre o nível de avaliação sobre a preparação para adoção de cloud computing.

O chamado Cloud Benchmark Assessment promete um diagnóstico detalhado, incluindo recomendações especiais dos analistas da IDC, além de informações sobre as soluções Oracle Cloud, aos CIOs e os líderes das áreas de negócios.

A avaliação é dividida em diferentes etapas visando destacar os processos das empresas quanto à adoção de diferentes soluções em cloud, além da conexão delas entre diferentes áreas e níveis de automação, além de questionamentos específicos para diagnosticar o grau de maturidade da infraestrutura de TI na empresa.

A partir deste primeiro levantamento, a IDC define o formulário para a segunda etapa do estudo, que consiste em levantar se a empresa dispõe de área de relacionamento com o consumidor, quais aplicativos adotam, as particularidades do negócio e outras informações. 

A última etapa do estudo traz questionamentos específicos sobre as tecnologias de cloud, grau de conhecimento do potencial das soluções na nuvem, exigências de compliance, existência de restrições geográficas e de governança.

O diagnóstico será enviado para as empresas que participarem da pesquisa. As informações também serão compartilhadas com parceiros regionais de negócios da multinacional.

“O mais importante é que as empresas participantes terão uma percepção clara sobre sua condição perante seus pares de mercado e os passos que devem percorrer para implementar e tirar o máximo proveito das soluções de cloud em seus negócios”, afirma Eduardo Lopez, vice-presidente sênior de Consultoria da Oracle para América Latina.