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Sanesul: R$ 930 mil em Office 365

05/03/2015 16:56

Todos os 1,2 mil empregados terão acesso à ferramenta, de maneira gradativa

A Sanesul já utiliza smartphones com sistema Windows como dispositivos de campo. Foto: Divulgação.

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A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), implementou o Office 365 para seus 1,2 mil funcionários. O investimento da empresa para a implantação do novo pacote, utilização e manutenção pelo período de três anos é de R$ 930 mil.

A Gerência de Tecnologia da Informação (Geti) da empresa é a área responsável pela implementação do software na nuvem.

O time de TI está fazendo as adaptações necessárias na infraestrutura do centro de dados para que até o final de março os funcionários possam utilizar a ferramenta.

A empresa, que cobre 68 municípios e atende 1,5 milhão de pessoas, já está habituada à mobilidade, pois utiliza smartphones com sistema Windows Phone como dispositivos de campo, para coleta de informações de hidrômetros. 

O objetivo da implantação do Office 365 é dar continuidade aos projetos de modernização da infraestrutura de tecnologia da informação previstos no Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (PDTI) da SANESUL.

O Office 365 oferece a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, de qualquer local, através de computadores, notebooks, smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalar aplicativos.

O pacote do Office 365 oferece outros serviços, como o Exchange (e-mail corporativo com até 50 GB de armazenamento por usuário), e o Lync Server, plataforma de comunicação unificada, semelhante ao Comunicador IntraChat (CIC) utilizado atualmente na Sanesul, mas que permite ainda o compartilhamento de documentos, planilhas, apresentações e telas, áudio e videoconferência.

Outro serviço presente no pacote é o SharePoint, software de colaboração que permite gestão e planejamento de conteúdo. 

O Office 365 oferece ainda o Office Online, com acesso ao Word, Excel, PowerPoint e OneNote na nuvem.

Conforme o gestor do centro de dados e telecomunicações da Geti, João André de Souza Neto, alguns dos benefícios do Office 365 são os baixos custos iniciais de implantação, flexibilidade para adicionar usuários e serviços, reuniões e treinamentos a distância, entre outros. 

O gerente da Geti, Altair Fernandes Alvarenga, informa que todos os empregados terão acesso à ferramenta, de maneira gradativa. Além disso, a Geti vai oferecer treinamento aos usuários nas sedes regionais e em Campo Grande. 

“Uma das ideias é permitir aos empregados o uso de software de colaboração, disponibilizando, assim, ferramentas para melhorar o desenvolvimento da Sanesul e das pessoas e disseminar a informação na empresa com menor custo e maior velocidade”, destaca Altair.

Criada em 1979 como empresa pública com autonomia administrativa e financeira, a Sanesul investiu R$ 1 bilhão nos últimos oito anos nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no estado de Mato Grosso do Sul. 

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