Firefox OS terá sistema dedicado a pagamentos móveis. Foto: divulgação.

Na sua preparação para o lançamento oficial do sistema móvel Firefox OS, a fundação Mozilla anunciou nesta quinta-feira, 04, uma nova funcionalidade para a plataforma: um sistema integrado de pagamento móvel (m-payment).

A solução é baseada baseado na API do JavaScript que introduz pagamentos digitais por meio de aplicativos web, segundo informações do Mobile Time.

A aplicação tem sua base no Google Wallet, sistema de pagamentos eletrônicos do Google, mas terá compatibilidade com cobrança direta por operadoras, outros provedores de pagamentos e cartões de crédito.

Com a interface integrada de m-payment, ao clicar em "pagar", o aparelho mostra uma janela segura com autenticação, e o usuário poderá fazer transação com a operadora de celular ou por meio de cartão de crédito.

Segundo a Mozilla, o sistema "é apenas uma API para facilitar o pagamento de um bem digital ou serviço", sem discriminar o produto.

A entidade ainda afirma que, após o lançamento no Firefox OS, a intenção é de implementar a solução no navegador Firefox para desktop e Android.

A parceria com as operadoras não é apenas na plataforma de pagamento. O Firefox OS conta com o apoio de empresas do ramo de telecomunicacões como Telefónica, América Móvil, Telecom Italia e Deutsche Telekom, entre outras.

Embora maiores detalhes não tenham sido revelados, os primeiros aparelhos deverão chegar ao Brasil a partir de maio. O ZTE Open é cotado como um dos primeiros aparelhos a serem lançados por aqui.