Linha HP StoreVirtual será fabricada no Brasil. Foto: divulgação.

A HP anunciou nesta quinta-feira, 04, o início da fabricação no Brasil de duas linhas de solução para storage voltadas a clientes de pequenas e médias empresas.

Com a produção local, que será na unidade da HP em Campinas, as linhas StoreVirtual e StoreEasy devem ficar até 15% mais baratas, segundo destacou a empresa.

Antes as séries eram fabricadas somente em Houston, nos Estados Unidos.

A empresa optou por realizar o Processo Produtivo Básico (PPB) no Brasil, para ter vantagens em competitividade no mercado, em função de incentivos fiscais, além de maior agilidade na entrega, reposição de componentes e suporte mais eficiente.

Com uma arquitetura em ‘cluster’, de armazenamento compartilhado, a StoreVirtual é voltada para ambientes com virtualização de servidores e clientes que buscam o primeiro armazenamento em Storage Area Network.

Por sua vez, o StoreEasy é uma solução NAS para a plataforma Windows Storage Server 2012.

A solução tem o trabalho de atender demandas para armazenar volumes crescentes de arquivos, como documentos, imagens, arquivos de áudio e de vídeo.

Também oferece desduplicação de dados, permitindo uma média de economia de espaço em disco que varia entre 50% e 60%.

Para Carlos Toledo, diretor de vendas HP Storage no Brasil, os produtos chegam para atender uma demanda crescente das PMEs, que estão profissionalizando sua estrutura de TI.

“As pequenas e médias empresas estão utilizando cada vez mais soluções de armazenamento para dados estruturados, não-estruturados ou parcialmente estruturados que geram grandes cargas de informações e necessitam de storage robusto e confiável”, explica.

As soluções começaram a ser fabricadas no Brasil há cerca de 45 dias e já estão sendo entregues a clientes e parceiros.

“Nossa meta é aumentar em até 40% as vendas dessas linhas de produtos, apoiados principalmente por nossos parceiros de vendas”, diz Toledo.