Agências criaram entregadores do iFood de mentirinha. Foto: Divulgação.
O iFood, um dos maiores aplicativos de entrega dos país, teria contratado agências de publicidade para tentar influenciar a mobilização dos motoristas do app de uma maneira positiva para a empresa.
A revelação é da Agência Pública, que falou com profissionais envolvidos na atividade e teve acesso a 30 documentos relativos a esse tipo de ação, incluindo relatórios de entrega, cronograma de postagens, vídeos de reuniões, atas de reuniões e trocas de mensagens.
A atividade das agências começou em julho, logo após os entregadores organizarem uma paralisação nacional, um movimento pedindo aumento no valor pago por entrega, medidas de proteção contra a covid-19 e melhores condições de trabalho.
Oito dias depois da greve, surgiu no Facebook a página Não Breca Meu Trampo, no qual publicitários se passavam por entregadores contrários à greve.
Nas primeiras semanas, a página se concentrou em hostilizar a mobilização dos entregadores, acusando o movimento de “fazer politicagem”.
Nos meses seguintes, além de atacar as manifestações, fez oposição a projetos de lei que visavam regulamentar o trabalho dos entregadores e previam benefícios para a categoria.
Outra iniciativa foi a página Garfo na Caveira, com memes orientados para os entregadores.
Essa nova página tinha uma agenda menos óbvia, incluindo piadas sobre os aplicativos de entrega (menos o iFood).
A empresa contratada se infiltrou em 15 grupos do WhatsApp de entregadores, analisando 19 mil mensagens, segundo revela a Agência Pública.
A ação escalou de nível de abril de 2021, quando teriam sido contratados figurantes para participar de manifestações de entregadores, visando aumentar a visibilidade nos protestos de uma demanda por vacinação prioritária para os profissionais.