Prefeitura de Joinville. Foto: flickr.com/photos/maripoynter/

A Ciser, é a maior fabricante de fixadores [parafusos e porcas] da América Latina, é a nova representante da iniciativa privada no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (Comciti). 

A empresa entrou em uma das quatro vagas destinadas à sociedade civil organizada dentro do conselho, que antes era ocupada pela Buscapé Company, que não se candidatou desta vez. 

A eleição de novos membros da sociedade civil acontece a cada dois anos. Os votos são dados pelos integrantes do conselho. Em nota, a prefeitura de Joinville não revelou as votações totais. Os novos eleitos serão empossados na terça-feira, 06.

As três primeiras vagas ficaram com representantes de instituições que já as ocupavam no primeiro mandato: Parque Tecnológico Inovaparq, Instituto Federal de Santa Catarina e Instituto Joinville.

A entrada da Ciser foi disputada.  Além das eleitas, participaram ainda Perini Business Park, Pollux, Krona Tubos e Conexões, Whirlpool, Sonda I.T., Faculdade Anhanguera, Faculdade Inesa (Instituto de Ensino Santo Antônio), Totvs e Assessoritec. 

O conselho é composto por 21 membros: seis representantes indicados pelo poder público e 15 ligados às instituições de ensino, entidades empresariais e do governo do estado. As quatro vagas da sociedade civil são rotativas.

Do meio empresarial, participam representantes da Acate, Fiesc, Softville e Ajorpeme.

Com a posse de todos os conselheiros, será possível eleger o novo presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários do Comciti. A eleição está marcada para o dia 28 de maio, no Senai Norte, às 14h15.

Para o presidente do Comciti e diretor-executivo da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side), Marcos Vieira, a participação de instituições e empresas importantes mostra o fortalecimento do conselho.

O conselho tem papel de formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados. 

A Ciser é uma empresa do grupo catarinense H. Carlos Schneider. A companhia é a maior fabricante de fixadores da América Latina, com capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês.

São 1,4 mil colaboradores divididos entre a Ciser Parafusos e Porcas, em Joinville, Santa Catarina, e a Ciser Automotive, em Sarzedo, Minas Gerais.