Foto: flickr.com/photos/johanl

A agência gaúcha Queen Mob é a única da região Sul destacada pelo Google como qualificada para ajudar marcas e empresas na criação de sites móveis.

Também entram nas indicações as brasileiras Gringo (SP), Mobext (Global), Gotcha (SP) e .Mobi (SP), que faz parte da holding digital do Grupo RBS.

A multinacional Mobext, que também atua no Brasil, completa a lista.

A intenção do Google com as recomendações é promover o projeto HowToGoMo, um conjunto de ações para orientar marcas e empresas sobre estratégias de comunicação e marketing em plataformas móveis, incluindo a migração de sites para o formato mobile, lançado nessa terça-feira, 05.

Um dos principais produtos da iniciativa é o GoMoMeter.

Trata-se de uma ferramenta que permite aos desenvolvedores ver como seus sites aparecem nos dispositivos móveis e obter recomendações personalizadas para criar uma experiência mais agradável no celular.

Números da União Internacional de Telecomunicações (ITU), ligada à ONU, apontam apontam para a existência de mais de 1,2 bilhão de usuários da internet móvel no mundo, em 2011.

Além disso, o Facebook divulgou no ano passado que tem mais de 425 milhões de usuários mobile – praticamente a metade da base total de cadastrados. Os dados são de dezembro de 2011.