Gil Torquato. Foto: divulgação

O UOLDiveo anuncia a nova versão da plataforma V/Care Exchange, terceira geração dos serviços de e-mail em nuvem oferecidos pela companhia desde 2005.

A versão traz novos recursos e melhorias nos serviços de mensageria e colaboração, mobilidade, painel de controle, camada de proteção, filtragem, políticas de DLP (Data Loss Prevention) e arquivamento de mensagens.

Segundo Gil Torquato, CEO do UOLDiveo, a nova plataforma foi concebida para evitar pontos únicos de falha e possui três blocos funcionais específicos.

O primeiro, responsável pela proteção (antispam e antivírus) e filtragem das mensagens, permite a criação de políticas personalizadas para classificação das mensagens enviadas e recebidas, além de funcionalidades de DLP e continuidade de e-mail.

O segundo é o sistema de mensageria, baseado no Microsoft Exchange 2010, com novas ofertas de caixas postais de usuário e funcionalidades associadas, como contatos, calendários, lista de tarefas e pastas para organização das mensagens.

O terceiro é o bloco de proteção de dados, implantado através de três camadas de segurança (replicação da base, arquivamento das mensagens e Backup do Data Base).

A principal atribuição deste bloco é, conforme Torquato, garantir que os dados consigam ser recuperados, mesmo em caso de falha nas demais camadas da arquitetura.

O arquivamento de mensagens também foi melhorado, com período de 30 dias contemplado como funcionalidade básica em todas as caixas postais e possibilidade de expansão para o prazo contratual do serviço por meio de contratação adicional.

PARCERIAS
Na nova nuvem, o UOLDiveo traz ofertas de parceiros além da Microsoft.

Uma delas é a Parallels, russa com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia, provê painéis de controle e bilhetagem dinâmica, oferecendo autosserviço ao usuário na nuvem UOLDiveo para ativação de planos, criação de contas ou modificação de parâmetros do sistema.

Outra parceira é a McAfee, que entrega sistemas de proteção, filtragem e arquivamento das mensagens.

A RIM, com soluções de integração e criptografia forte para dispositivos móveis que serão oferecidos também para Apple, Motorola e Nokia; e VmWare, com tecnologia de virtualização usada em parte da plataforma para prestação dos serviços, completam a lista.

O UOLDiveo é uma empresa do Grupo UOL que oferece soluções de outsourcing de TI nas áreas de infraestrutura, serviços integrados e telecomunicações.

Com mais três mil clientes e cerca de 1,1 mil colaboradores, a companhia possui quatro data centers interligados por uma rede de backbone própria.