BC quer facilitar câmbio. Foto: flickr.com/photos/epsos

Tamanho da fonte: -A+A

Um aplicativo lançado pelo Banco Central (BC) pretende ajudar os turistas a localizar, por meio de smartphones e tablets, cerca de 12 mil pontos de atendimento de instituições credenciadas para fazer operações de câmbio.

Inicialmente, o app Câmbio Legal está disponível para os sistemas iOS e Android, em inglês e espanhol. Na loja Google Play, a novidade é avaliada com nota 2,7 e os comentários são, na maioria, negativos.

Apesar de não apresentar a cotação das moedas estrangeiras, o aplicativo encaminha para os sites dos pontos de câmbio que dispõem do dado atualizado.

Os turistas terão acesso a informações como localização, telefone, horários de atendimento e serviços oferecidos por cada um dos postos autorizados.

Conforme o secretário executivo do BC, Geraldo Magela, existe potencial para aumentar para 100 mil o número de pontos de câmbio registrados no aplicativo. Para que isso aconteça, será necessária a colaboração das 184 instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central.

O objetivo inicial é ajudar os turistas que visitarão o país para a Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15, e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

O BC disponibilizou também um site com dicas sobre onde os turistas poderão comprar reais antes de viajar, os documentos necessários para fazer câmbio e o uso do cartão internacional, além de apresentar os limites de compra e a lista de instituições financeiras autorizadas.