O Panorama Mobile Time/Opinion Box revela que 64% dos brasileiros já utilizaram comandos de voz. Foto: Pexels.

A nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box, que pesquisa o uso de apps no Brasil, revela que 64% dos brasileiros com smartphone já utilizaram comandos de voz do aparelho.

O recurso pode ser utilizado para iniciar uma chamada telefônica, tocar uma música, fazer buscas pela internet, entre outras ações.

Os comandos de voz são mais comuns entre os jovens de 16 a 29 anos. Nessa faixa etária,  70% das pessoas já utilizaram a ferramenta. No grupo entre 30 e 49 anos, a taxa é de 61%, enquanto o número é de 55% entre aqueles com 50 anos ou mais. 

Os homens (68%) têm mais interesse por este recurso do que das mulheres (60%).

"O uso de comandos de voz majoritariamente por jovens indica uma tendência importante, que deve ser levada em conta pelos desenvolvedores de apps, pois são poucos hoje os aplicativos que estão integrados com assistentes pessoais dos sistemas operacionais ou que contam com seu próprio sistema de reconhecimento de fala. É também uma tendência que começa a ser incorporada por robôs de conversação em geral, especialmente em aplicativos de mensageria", comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa.

A nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 1.931 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas ao longo de abril de 2018.