MÉTODOS

Cecred: agile com GFT

05/06/2018 11:00

Evento de prestação de contas do Cecred. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O sistema Cecred, que reúne 13 cooperativas de crédito com atuação em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, contratou a GFT para um projeto envolvendo metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

Em nota, a GFT afirma que ajudará o cliente na “transformação cultural das equipes sob a perspectiva da implementação da engenharia agile”, dentro de um conjunto d ações que a Cecred está conduzindo “em termos de oferta da marca e de serviços de crédito que disponibiliza aos seus cooperados”.

Os serviços serão oferecidos a partir do centro de engenharia ágil aberto pela multinacional alemã no começo do ano passado em Curitiba.

Hoje, o centro tem 100 funcionários e é responsável por 16 clientes, incluindo “o primeiro banco com abertura de conta 100% digital do Brasil”, instituições como Sefaz-PR e Copel e projetos offshore para fora do país.

A Cecred será o primeiro sistema de cooperativas de crédito a ser atendido pela GFT no país. 

"A parceria com a GFT é estratégica para o desenvolvimento, transformação digital e aprimoramento da cultura de agilidade do Sistema Cecred. A experiência da GFT com instituições financeiras no Brasil e no mundo foram diferenciais nesta decisão", afirma Hélio Cordeiro Mariano, CIO da Cecred.

Mariano assumiu o cargo em maio de 2017, depois de uma longa passagem pela Serasa Experian, onde entrou em 1996 e passou por uma série de cargos na área de TI, incluindo gerente de TI sênior.

O Sistema Cecred tem 165 postos de atendimento em 57 cidades do Sul do Brasil. Em 2017, o crescimento em ativos do sistema foi de 22% com relação a 2016, alcançando R$ 6,2 bilhões.

Além disso, já são 616 mil cooperados ligados à instituição, um aumento de 13% no comparativo com o ano anterior. A meta da instituição é chegar a 2020 com mais de 1 milhão de associados. 

A GFT abriu sua operação no Brasil em 2006 em Sorocaba, no interior paulista, com objetivo de ser um centro de desenvolvimento offshore.

A partir de 2011, a GFT passou a focar mais no mercado local, decolando no país desde então: o faturamento cresceu 15 vezes no período.

Em 2016, a empresa registrou um aumento de 157% em seu faturamento no Brasil em 2016, a maior alta entre as unidades do grupo no mundo. 

Fundada em 1987, a GFT conta com uma equipe global de aproximadamente 5 mil colaboradores na Europa, América do Norte e América do Sul. A empresa faturou 418 milhões de euros, 1% abaixo do ano anterior.

Veja também

SERCOMPE
Cecred renova infra de TI com HPE

Projeto usa switches HPE FlexFabric 5930 e HPE 5900, além do software HPE IMC.

GESTÃO DE TI
Rede Globo põe fichas na agilidade

A empresa é um dos quatro clientes vitrine da prática ágil da Meta.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Cooperativa de crédito adota Sysphera

O projeto foi concluído em 90 dias e atende a 320 usuários.

MÉTODOS
Meta: agilidade domina software

Empresa está virando a chave para desenvolvimento ágil.

CARREIRA
GFT tem líder para transformação Agile

Simone Pittner tem passagens por Blue Agile, Adaptworks, SocialBase e Diebold e BM&FBovespa.

VAGAS
GFT quer brasileiros na Espanha

A unidade da Espanha está em busca de 50 profissionais do Brasil.

RECURSOS HUMANOS
Conheça o manual da ThoughtWorks

Empresa é referência em inclusão.

CARREIRA
Mulheres em alta na ThoughtWorks Brasil

Liderança feminina é maioria na gerência média da empresa.

SOFTWARE
Fundos compram ThoughtWorks

A empresa é uma referência em métodos ágeis de desenvolvimento de software.