Cliente pode acabar tendo que pagar mais. Foto: Pexels.
A PWC recomenda que fornecedores de software incrementem ações de “verificação de licenças”, um eufemismo para auditorias de compliance, como forma de aumentar receitas em meio à crise desatada pela pandemia do coronavírus.
A recomendação faz parte do relatório “Where next for the software industry?”, no qual a gigante de consultoria aponta que as previsões de crescimento para o mercado de software global passaram de entre 6% a 9% para entre 0% a -7% devido ao Covid-19, relata o site britânico The Register.
“Quando for apropriado, medidas de verificação de licenças podem ser uma medida efetiva para incrementar receita no curto prazo. Contratos vindo para renovação devem ser revistos e otimizados quando possível”, recomenda a PWC.
A frase pode causar arrepio em alguns grandes compradores de software, para os quais auditorias de software representam muitas vezes aumentos repentinos de custos por quebras de termos de licença ou uma forma de pressão por fazer upgrades.
Talvez os conselhos da PWC já estejam em prática no Brasil: em março, em meio aos dias iniciais da quarentena, algumas grandes empresas do Rio Grande do Sul receberam avisos de auditorias de grandes fornecedores, o causou indignação nos bastidores da comunidade de TI.
A PWC também recomenda aos vendedores de software oferecer seus produtos por assinaturas, como forma de evitar perda de receita em negociação de licenças anuais, além de oferecer mais trials, incentivos e suporte de implementação para tentar aquecer a demanda.