Consulado do Brasil na Piazza Navona, em Roma. Foi lar do Itamar. Foto: flickr.com/photos/lipedani/

O Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Anatel iniciará nesta quinta-feira, 5, o projeto “SMS de boas vindas”, que pretende enviar mensagens com telefones dos consulados para brasileiros que viajam ao exterior.

Conforme nota da Anatel, quem viajar para fora do país receberá uma mensagem que pretende facilitar o contato dos cidadãos brasileiros, em casos de emergência, com os consulados dos países visitados.

A implementação acontece, inicialmente, para quem tiver como destino Portugal e Espanha. Após avaliação dos órgãos envolvidos no projeto, o projeto será aplicado também para outros destinos.

As representações brasileiras nesses países realizarão monitoramento sobre a quantidade de chamadas para os consulados, de modo a avaliar a efetividade do projeto-piloto.

Claro, Oi, TIM e Vivo já aderiram ao serviço. As centrais de atendimento das prestadoras de telefonia móvel e da Anatel receberam instruções para orientar usuários sobre o projeto.

As mensagens terão o seguinte conteúdo:

Espanha
Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada.

Portugal
Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada.