Porto Alegre é a nova casa da Dot.Soft. Foto: Skyscrapercity

A Dot.Soft, paulista especializada em Microsoft Dynamics AX, abriu uma filial em Porto Alegre com meta de dobrar a participação na região Sul, onde já tem três clientes, todos em solo gaúcho: Frigelar, da capital, Full Gauge, de Canoas, e Accera, de São Leopoldo.

Em todo o país, a companhia que também tem filial em Campinas atende a mais de 30 empresas, em uma carteira que inclui nomes como Abigraf, Daltomare e Spirax, entre outros.

A abertura na capital gaúcha, onde a companhia atua indiretamente desde a metade de 2011, é base da estratégia para ampliar um faturamento que em 2012 foi de R$ 10 milhões.

O percentual esperado, exatamente, a empresa não abre, mas Rodrigo Breier, responsável pela parte comercial da operação de Porto Alegre, afirma uma “fase de crescimento”, que deve ser impulsionada também pelo reforço do portfólio.

“Estamos investindo em novos produtos. Recentemente, lançamos o Nexpress, que permite às empresas o controle de todos os XMLs emitidos e recebidos, já totalmente integrado ao Dynamics AX”, afirma Breier.

Além disso, o executivo, que vem de uma carreira formada em empresas como Dell, Ação Informática, SoftwareOne e Grupo Meta, explica que a filial gaúcha servirá de base para atendimento também aos mercados de Santa Catarina, Paraná e interior paulista.

Para tanto, a base porto-alegrense conta com cerca de 150 colaboradores, dos quais diversos são consultores alocados em projetos, em times que variam de oito a 20 pessoas, dependendo da fase de implantação.

O estabelecimento de mais uma filial da empresa soa como impulso para a carteira de clientes do ERP da Microsoft no Brasil, onde não muitas companhias já aderiram ao sistema, que resulta da compra de uma empresa dinamarquesa pela MS em 2002.

Pequena no país, a base do Dynamics AX se sobressai no Sul, onde tem alguns dos contratos mais significativos, como a Lojas Colombo, cuja implantação iniciou em 2010 com consultoria da paulista MSBS Tridea, que acabou saindo do mercado, e o da Trensurb, que prepara uma licitação para o implantar o ERP, do qual já comprou R$ 193,5 mil em licenças via Bioax, empresa especializada em Dynamics AX do Grupo Meta.

Neste nicho, a Dot.Soft entra como especialista.

“Conquistamos por dois anos consecutivos o posto de President’s Club, título de alto reconhecimento na Microsoft”, comenta Breier.