App promete achar os produtos por fotos. Foto: flickr.com/photos/pedroaxl

A Netshoes lançou um aplicativo que promete ajudar o consumidor a encontrar na loja online um tênis desejado.

Por meio de uma foto de um produto – que o interessado viu em uma vitrine ou nos pés de alguém –  o usuário do app pode buscar o mesmo no site.

Conforme matéria do Mobile Time, o Netshoes Click utiliza quatro tecnologias: OCR (reconhecimento ótico de caracteres), OR (reconhecimento de objetos), algoritmos de reconhecimento facial e vetorização de pontos. Além disso, há um time de profissionais que analisam as imagens.

Desenvolvido em parceria com a VTX, startup de aplicativos móveis, a novidade é capaz de identificar, através de padrões e pontos fixos, o modelo, cor, marca e linha de um tênis.

Quando o produto não for encontrado ou não estiver no catálogo da empresa, o app sugere similares.

Um programa semelhante voltado ao vestuário está em desenvolvimento. Disponível para Android e iOS, a empresa também promete lançar a versão para Windows Phone ainda em julho.

Conforme Rodrigo Nasser, CTO da Netshoes, o m-commerce representa 5% do share e a expectativa é que a modalidade alcance a participação de 10% até o final de 2013.