Marcelo Sinhorini.

O Portal do ERP, um site especializado no mercado brasileiro de sistemas de gestão, acaba de lançar o ERP Select, uma plataforma tecnológica focada em ajudar a empresa a escolher seus sistemas de gestão.

O serviço foi criado por Marcelo Sinhorini, até 2014 gerente de educação da Totvs e um dos co-fundadores do Portal ERP.

Sinhorini começou sua carreira no mercado de ERP ainda na Microsiga, em 2000. Depois, passou para a área de educação da Totvs Interior Paulista e depois da corporação como um todo.

“O maior desafio para o tomador de decisão está em como escolher o software que melhor atende a sua necessidade, e a plataforma vem para responder a pergunta”, avalia Sinhorini, destacando que o uso do serviço pode reduzir em até 40% o tempo de escolha.

A base de dados do ERP Select tem 1.250 especificações técnicas de mercado, que são regras de mercado de cada setor, sendo da indústria, varejo ou serviços.

São 80 empresas de ERP participantes, que responderam a uma gama de perguntas sobre especificações técnicas e regras de negócios. Todas tem um mini site dentro do Portal do ERP, o que é pago.

Até agora, participam da iniciativa multinacionais como IFS, Sage e Microsoft, players nacionais multisetoriais como Mega Sistemas, Sankhya, e Dataplace e de nicho como a Promob e Delsoft.

A Totvs, que é lider no mercado brasileiro de ERP como um todo e a SAP, que tem buscado ter uma penetração mais forte com o Business One entre pequenas e médias, estão em negociação para entrar.

Até o momento são 25 empresas fazendo simulações em fase avançada no Select e um orgão público avaliando a ferramenta para levantar especificações para uma licitação.