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BANCO

Caixa testa assistente de voz com Google

Júlia Merker
// quinta, 05/07/2018 12:10

A Caixa Econômica Federal está em fase de testes de uma assistente pessoal por voz no mercado bancário. O recurso foi desenvolvido pelo banco em parceria com o Google. 

A Caixa Econômica Federal está em fase de testes de uma assistente pessoal por voz. Foto: Divulgação.

A versão inicial, disponível no Google Assistente para os celulares Android e iOS, apresenta os resultados de todas as modalidades das Loterias, sempre com informações do sorteio mais recente, além da busca por sorteios anteriores.

O sistema também oferecerá outras informações públicas, como o calendário de pagamentos do PIS e taxas de câmbio, por exemplo. 

A companhia espera que, após as fases de testes, os clientes possam usufruir de serviços mais exclusivos no assistente de voz, como solicitação de fatura para pagamento do cartão de crédito, confirmação de saldo e até a realização de pagamentos.

De acordo com José Eirado, vice-presidente de Tecnologia da Caixa, o projeto integra os tradicionais serviços do banco a novos modelos de negócio. 

"Tudo isso em concordância com o que o mercado vem fazendo, permitindo que a Caixa se posicione no mercado como instituição moderna e inovadora", ressalta.

A inicialização do serviço começa com a frase "Ok Google". Depois, os usuários podem chamar a Caixa pela frase: "falar com assistente Caixa". A partir daí, as perguntas podem ser realizadas em linguagem natural e serão progressivamente aprimoradas pela inteligência cognitiva da plataforma.

"Os usuários vão incorporar no seu dia a dia o comando de serviços por voz de forma natural, permitindo a execução de serviços financeiros sem impacto em suas tarefas cotidianas", diz Paulo Henrique Bezerra, vice-presidente de clientes, negócios e transformação digital da Caixa.

Lançado em 2017 no Brasil, o Google Assistente é um software de inteligência artificial permite aos usuários de dispositivos móveis conversar com o assistente para realizar atividades, como consultar informações na internet ou nos arquivos do dispositivo.

Na semana passada, o Next, modalidade de conta digital do Bradesco, também lançou uma solução voltada para comandos de voz, mas em estágio mais avançado. A empresa conta agora com uma ferramenta de transação por voz para clientes com aparelhos iPhone, que utiliza a assistente Siri para transferência entre contas.

Júlia Merker