Itamir Viola, presidente da Viasoft.

Tamanho da fonte: -A+A

A Viasoft, empresa paranaense de sistemas de gestão com forte atuação no agronegócio, fechou um acordo com a Oracle para usar a nuvem da multinacional americana.

O acordo impacta inicialmente os 105 clientes que já rodavam seus sistemas na nuvem da Viasoft, em um data center fora do país.

É um número pequeno, em uma carteira total de 3 mil clientes, mas o acordo deve ter mais impacto a médio prazo.

A Viasoft espera que até o final de 2022 um total de 20% da base atualmente rodando seus softwares on premise opte pela migração para a nuvem Oracle.

A empresa já usava bancos de dados da Oracle nas suas aplicações, o que deve facilitar a migração. 

Em nota, a Viasoft frisa ainda a redução da latência em relação à infraestrutura anterior, além da possibilidade adquirir o software como serviço.

“O objetivo da Viasoft sempre foi facilitar aos nossos clientes o acesso à estrutura tecnológica robusta, que ofereça segurança e ao mesmo tempo permita o crescimento sustentável de seus negócios. E a Oracle atende 100% a necessidade de disponibilidade, performance e gerenciamento”, acredita Itamir Viola, presidente da Viasoft.

A Oracle anunciou em maio a criação de uma segunda região de nuvem no Brasil, localizada em Vinhedo, cidade que fica a 75 quilômetros de São Paulo.

A nova infraestrutura se soma à região aberta na capital paulista em 2019.  

A presença de duas regiões de nuvem no mesmo país permite aos clientes a implantação de aplicativos em diversos locais separados geograficamente para recuperação de desastres e com requisitos de conformidade. 

Sediada em Pato Branco, um município de 82 mil habitantes no sudoeste do Paraná, a Viasoft tem hoje 500 funcionários e a meta de crescer 35% por ano até 2030, o que significaria atingir até lá um faturamento de R$ 1 bilhão.

A empresa iniciou nos anos 90 focada em ERP para agronegócio, mas fechou seis compras de empresas de sistemas de gestão nos últimos cinco anos, ampliando a oferta para setores como varejo, indústria e gestão de pessoas.

O evento anual da empresa, o Viasoft Connect, atrai em média 20 mil participantes.