Zenteno e Bernardo em reunião normal, não via 4G. Foto: flickr.com/photos/conexaominicom

A Claro realizou nesta quarta, 5, a primeira transmissão 4G com videoconferência, interligando os municípios de Campos do Jordão (SP), Campos do Jordão (SP), Brasília (DF), Búzios e Paraty (RJ).

A reunião contou com a participação do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, juntamente com o presidente da Claro, Carlos Zenteno.

Além disso, foi possível acompanhar em tempo real aspectos da nova tecnologia como velocidade e qualidade da imagem por download e upload e streaming de vídeo full HD.

A ação serviu para divulgar a nova banda 4G adquirida pela Claro, com 40 MHz, capaz de atingir velocidades superiores.

"Essa tecnologia reforça a operadora como uma empresa inovadora e atenta às necessidades desse mercado”, afirma Carlos Zenteno, presidente da Claro.

As redes 4G representam o próximo passo para a internet móvel, com velocidades de até 100Mbps, cem vezes mais que o oferecido atualmente pelas redes 3G.

No Brasil, a previsão de investimento nas novas redes de internet móvel chegam a R$ 3 bilhões anuais a partir de 2013, segundo levantamento da Anatel.

TESTES

Há cerca de duas semanas, a empresa colocou em teste nos municípios de Campos do Jordão, Búzios e Paraty o serviço 4G.

A operadora abriu sua rede de testes para os usuários experimentarem a velocidade e a alta definição da conexão 4G através de downloads e streaming de vídeos.

Segundo a operadora, com estas interações e contribuições, a empresa pretende refinar a sua solução de internet para oferecer melhor a tecnologia ao País. Até 2014, a empresa deve investir R$ 2,8 bilhões no segmento.