Valparaíso, Chile. Foto: divulgação.

A Motorola Solutions firmou uma parceria com a a Polícia de Investigações do Chile (PDI) para a implementação do sistema multi-site Astro Modelo M3, plataforma de comunicações crítica com o objetivo de padronizar as comunicações da força.

Cerca de 11 mil policiais terão acesso à nova tecnologia, que conectará 11 centros em todo o país, do extremo norte ao sul. O novo sistema é a base para atender a situações de missão crítica, tais como desastres naturais.

O sistema, baseado no padrão P25, é capaz de estabelecer chamadas em tempo inferior a 500 milissegundos e conta com criptografia para a segurança dos dados de voz. Digital, a tecnologia pode incorporar outros dados como localização, imagens, códigos e outros.

Para Álvaro Thiele, chefe nacional de Informática e Telecomunicações da Polícia de Investigações do Chile, 17 milhões de chilenos serão beneficiados com o reforço na segurança, permitindo à instituição fazer com que seus processos sejam mais eficientes.

“O fato de contar com um sistema de vanguarda permite a otimização de recursos operacionais e maiores e melhores resultados no trabalho em campo. Além disso, as melhorias na cobertura favorecem a resposta a chamadas de emergência", explica Thiele.