Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo. Foto: Divulgação.

O Construtivo, que oferece entre suas tecnologias ferramentas que apoiam o desenvolvimento de projetos de engenharia em BIM (Building Information Modeling), firmou uma parceria com o The BIM Team para ampliar sua atuação nessa área.

Com o acordo, Construtivo entregará as tecnologias enquanto o The BIM Team fornecerá a consultoria. 

“Não adianta investir em ferramentas se não souber utilizá-las em sua totalidade. Por isso, a consultoria é necessária para apoiar o uso dos softwares”, explica Carlos Cabral, CEO do The BIM Team.

Cabral foi gerente de BIM da Camargo Corrêa em 2015, antes de fundar a The Bim Team.

A proposta de uma solução completa de BIM pelas empresas busca mudar a forma de entregar os projetos atuais, muitos ainda desenvolvidos no processo tradicional, em 2D. A desvantagem deste método de construção é que as plantas das disciplinas desenvolvidas pelos projetistas não são integradas.

O conceito BIM, em contrapartida, utiliza softwares tridimensionais para construir digitalmente os projetos, antecipando problemas como, por exemplo, uma tubulação que vai bater em uma viga ou a forma como um aparelho será instalado.

“A identificação prévia de possíveis conflitos oferece maior previsibilidade de obra e economia de recursos”, ressalta Cabral.

A Construtivo foi fundada em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander. Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, a empresa atende a mais de 25 mil usuários em 100 clientes, como CSN, CPFL, CEEE, Makro, Rumo e Raízen.