Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet. Foto: Divulgação.

O Facebook é parceiro da GlobeNet, provedora e atacadista de infraestrutura de telecomunicações na construção de um novo sistema de cabo submarino. 

A GlobeNet e o Facebook serão coproprietárias do sistema, que será operado pela GlobeNet.

Batizado de Malbec, em homenagem ao vinho argentino, o novo cabo submarino de 2.500 km conectará as cidades brasileiras Rio de Janeiro e São Paulo com Buenos Aires, a capital da Argentina, e terá um ramal para chegar a Porto Alegre. 

Ao conectar a Argentina com a rede da GlobeNet no Brasil, a nova infraestrutura busca fornecer uma conectividade homogênea entre o Cone Sul da América do Sul e os Estados Unidos. 

"Estamos entusiasmados e orgulhosos em trabalhar com o Facebook. A Argentina merece uma infraestrutura de vanguarda para satisfazer as demandas urgentes dos próximos anos. Este projeto é uma prova das nossas capacidades, expertise e compromisso com a região na qual atuamos há 15 anos", afirma Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet.

Depois de concluído, o sistema será a primeira nova rota de cabo submarino a chegar à costa argentina desde 2001.

Aproveitando os últimos desenvolvimentos em fibra óptica, o sistema de cabo Malbec terá seis pares de fibra e fornecerá o dobro da atual capacidade internacional para a Argentina.

O serviço deve estar em operação no primeiro semestre de 2020. 

A GlobeNet conta com um sistema submarino de 23.500 km de cabos de baixa latência e extrema resiliência e infraestrutura de centro de dados.