Veja o que profissionais de tecnologia estão lendo no tempo livre. Foto: Pexels.

A 12min, aplicativo que condensa os pontos mais importantes de livros de não-ficção em leituras de áudio e texto de 12 minutos, procurou os CTOs de diferentes startups em alta no momento para saber o que eles andam lendo.

Sem mais delongas:

Marlon Juchem Ferreira, Head of Data Science da V4 Company - Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler

O livro escrito por Aaron Ross, fundador da Salesforce, e Marylou Tayler, fundadora da Strategic Pipeline, conta passo a passo como colocar em prática uma metodologia revolucionária de vendas. A partir de cases reais, o livro aponta o caminho para estruturar um processo de vendas recorrente que não dependa das demandas de mercado e grandes investimentos. Disciplina e um bom time são os itens principais.

Arilo Claudio, CTO do Méliuz - Steve Jobs, de Walter Isaacson

Conhecer a vida e entender as escolhas de um dos mais inventivos e revolucionários personagens do mundo corporativo é uma lição e tanto. A biografia de Steve Jobs busca o lado humano de sua história. "Mostra suas características positivas, fraquezas e cenários onde se viu obrigado e tomar decisões importantes. Além de suas situações de conflito e outros tantos obstáculos existentes na vida de um profissional de tecnologia", resume Arilo.

Eduardo Matos, CTO do GetNinjas - Management 3.0

O maior obstáculo de muitas empresas para conseguir um desenvolvimento rápido é o gerenciamento de pessoas. "O livro mostra uma nova forma de encarar organizações, dispensando a antiga hierarquia de comando e controle", comenta Eduardo. "O autor, Jurgen Appelo, aborda as mudanças que estão acontecendo nas relações de trabalho e aponta um caminho para lidarmos com a liderança, feedback, comunicação e estrutura dos times".

Patrick Negri, CEO e CTO da iugu: Inspired, de Marty Cagan

Considerado fundamental para estruturar e formar uma organização próspera, o autor usa exemplos práticos para abordar o processo de criação de produtos que o público vai amar. "São as práticas e técnicas mais recentes e bem-sucedidas para empresas aprimorarem seu envolvimento com cliente, inovarem consistentemente e chegarem ao sucesso", explica Patrick.

Luiz Carvalho, CTO da Nexo AI - How Smart Machines Think, de Sean Gerrish

O livro introduz conceitos importantes, mas de fácil interpretação, de Inteligência Artificial e Machine Learning, com explicações agradáveis e exemplos de aplicações. "Não é uma visão sensacionalista da evolução das máquinas inteligentes. É um conteúdo sensato e contemporâneo de como empregar essas tecnologias na solução de problemas. Uma leitura recomenda a todos, desde iniciantes a experientes no assunto", pontua Luiz.

Jorge Silveira, CTO da DogHero - The Making of a Manager, de Julie Zhuo

A obra apresenta um passo a passo de como delegar tarefas, dar bons feedbacks, ser justo consigo mesmo e outras responsabilidade importantes para liderar um time. "É uma leitura tranquila, em que a autora conta como foi sua trajetória até se tornar uma grande gestora dentro do Facebook", resume Jorge. "O livro também traz alguns 'exercícios práticos' para se fazer no dia a dia de autoconhecimento e técnicas de gestão", finaliza.

Rafael Guimarães, CTO do 12min - A Arte da Gestão, de Camille Fournier

Possuir responsabilidade sob uma equipe demanda bastante esforço e habilidades interpessoais. Na indústria de tecnologia, onde essa atividade envolve, também, ensinar técnicas, o processo pode ser ainda mais complexo. Neste livro, a autora explica como tornar essa jornada mais fácil e eficaz. "Gerenciar pessoas é tabu para a maioria dos engenheiros que desejam uma posição de liderança. O livro é um material rico e prático que me ajudou a ter mais clareza sobre gerir e escalar um time técnico", explica Rafael.

* Que tal jogar um pouco de bingo online