A Xmile vai lançar jogos para a PlayTable, mesa digital com jogos educativos. Foto: Divulgação.

A Xmile, de Florianópolis, é a primeira empresa a participar do programa de parceiros da Playmove, que foi lançado em julho e busca estúdios e desenvolvedores que tenham interesse em criar jogos para a PlayTable, mesa digital com jogos educativos. 

Por meio da parceria, os jogos Mistérios dos Sonhos e Blubka, que juntos somam cinco títulos, serão lançados para a PlayTable na segunda quinzena de outubro.

"A Xmile possui um conjunto de jogos adequados ao nosso propósito de ensinar brincando. Além disso, a fundamentação pedagógica é muito forte e focada no ciclo de alfabetização e no Ensino Fundamental I, alvos de atuação da PlayTable", destaca o diretor executivo da Playmove, Marlon Souza. 

Além de buscar novas ideias para desenvolvimentos dos jogos, o programa de parceiros da Playmove, que está com seleção aberta, também prevê a adaptação de games que já estejam prontos. 

Após passar por uma avaliação da equipe pedagógica, os jogos da Xmile agora estão em processo de adequação para a plataforma, com o apoio do time técnico da Playmove.

Além da Xmile, outros cinco estúdios estão desenvolvendo jogos para a PlayTable por meio do programa de parceiros, inclusive uma empresa de Portugal.

"Nossa expectativa é estar em 20% das mesas digitais instaladas pela Playmove até 2016, chegando a cerca de 500 licenças para cada um dos nossos jogos", observa Kamers. 

A Playmove, de Blumenau, foi fundada em 2013 com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil e ensino fundamental. 

A empresa é responsável pela PlayTable, uma mesa interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. A mesa está em uso por mais de 350 escolas do país, em um total de 2 equipamentos.