Renato Matavelli, diretor de R&D e de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT. Foto: Divulgação.

Seguindo a tendência da SAP, que migrou seu ERP para a plataforma de Big Data Hana, a Sonda IT anunciou a nova versão do seu aplicativo de Comércio Exterior. Agora com a marca CE +, a solução espera fornecer mais funcionalidades aos clientes nos processos de importação e exportação e já está certificada pela SAP.

A nova plataforma contou com investimento de cerca de R$ 1 milhão e um ano de produção.

Ao levar o produto para a tendência de análise de grandes quantidades de dados, a Sonda IT acredita que está saindo da camada “transações SAP” para um patamar no qual é possível controlar os processos do começo ao fim.

Para isso, foi adicionada a funcionalidade Workspace, que abrange a visualização de todo o processo, permitindo verificar em que patamar a transação atual está para que sejam realizadas análises e tomadas de decisão. 

“Essa funcionalidade amplia a visão gerencial, permitindo que o planejamento estratégico de embarques de importação e exportação sejam gerenciados em tempo real, desde o momento da criação dos Pedidos de Compra e Ordens de Venda dentro do ERP alemão, sem estarem vinculados aos embarques ainda, até o encerramento de todo o processo”, comenta diretor de R&D e de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, Renato Matavelli.

O sistema também permite a retificação de Declaração de Importação (DI), que antes era rejeitada pelo próprio Fisco. 

Ele gerencia processos de importação de plantas de fábricas ou usinas sem que o responsável tenha que sair do ERP ou usar uma segunda ou terceira solução legada que precise de troca de arquivos ou dados, para controlar, documentar e extrair relatórios. 

Fundada no Chile em 1974, a Sonda está presente em dez países, como Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, entre outros.

No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989 e tem cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes distribuídos por 26 escritórios. A organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.