Alexis Rockenbach, CEO da Compasso. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Compasso, empresa de tecnologia do UOL, anunciou a aquisição da Edgy Labs, companhia americana especializada em Search Engine Optimization (SEO) voltada a ambientes complexos de conteúdo em grandes corporações globais.

O valor e os termos da transação não foram revelados pela companhia.

Fundada em 2016, a Edgy Labs tem sede em Houston, nos Estados Unidos, e foi criada como uma resposta às constantes alterações nos algoritmos do Google e à mudança de foco dos critérios de pesquisa para a intenção.

A ideia foi criar do zero um laboratório de SEO na forma de um blog, onde fosse possível aprender como o Google classifica o conteúdo.

Depois de otimizar o site para ser o mais rápido possível, a equipe adicionou conteúdo baseado em dados ​​e passou um ano estudando como o Google o classificava.

Com o objetivo de escrever um conteúdo melhor, a empresa então construiu uma equipe de desenvolvedores e escritores para ajudar a testar a teoria da pesquisa e a criar algoritmos de aprendizado profundo.

Depois de um ano, a Edgy Labs estava gerando 100 mil visualizações orgânicas por mês e chamando a atenção de algumas empresas da Fortune 500, com as quais começou a trabalhar como parceira de pesquisa.

Ao ver o potencial dos algoritmos universais que estava construindo, a companhia decidiu reinvestir os seus lucros e começar a construir ferramentas que marcas grandes ou pequenas podem usar para criar um conteúdo classificatório.

Hoje, a Edge Labs tem algoritmos proprietários, uma equipe de especialistas no assunto e a sua plataforma de edição de SEO, trabalhando em conjunto com profissionais de marketing digital, agências e criativos para ajudar a aumentar o tráfego e as conversões relevantes por meio da pesquisa orgânica.

“A aquisição alavancará nossa capacidade de entender e revisar continuamente o que torna o conteúdo relevante para os buscadores, garantindo maior visibilidade e melhor ranqueamento dos ativos digitais de nossos clientes”, destaca Alexis Rockenbach, CEO da Compasso.

O executivo adianta que a Compasso planeja investir no crescimento da empresa com o desenvolvimento de talentos, visibilidade de marca e, em conjunto com o time da Edgy, trabalhar para fomentar o negócio e melhorar sua capacidade de expansão, oferecendo um completo portfólio de serviços de transformação digital para sua base de clientes.

“Ao unir forças com a Compasso, a Edgy Labs direciona e compartilha sua visão orientada para uma revolução de desenvolvimento liderada por SEO. Estamos entusiasmados em expandir nossa missão para ajudar nossos clientes a se manter relevantes e ganhar mais visibilidade nas pesquisas”, afirma Michael Umansky, CEO da Edgy Labs.

A Compasso UOL vem apostando em compras para reforçar a operação. Só neste ano, foram pelo menos outras quatro.

A Invillia, uma empresa de desenvolvimento de software brasileira; a Everymind, uma parceira Salesforce; a Webjump, uma agência especializada em e-commerce; e a Content Thread, agência digital americana especializada em Adobe Experience Manager.

Fundada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, a Compasso foi adquirida pela UOL Diveo em 2013.

No ano passado, a UOL fez um movimento chamativo, vendendo o UOL Diveo, sua operação de data center corporativo, para o grupo fundo de investimentos americano Colony Capital, que criou a partir dela a Scala Data Centers.

A empresa ficou com o negócio de tecnologia, a Compasso, comprando quase a totalidade das ações e apostando na continuidade do nome.

Hoje o portfólio inclui as tecnologias mais faladas do momento, sob o guarda chuva “transformação digital”: RPA, chatbots, reconhecimento facial, IoT e Big Data. A empresa tem 3,5 mil funcionários.