Bento Gonçalves agora com sinal 4G da Claro. Foto: divulgação.

A Claro anunciou nesta quinta-feira, 05, um novo pacote de cidades gaúchas que receberão o serviço 4GMax. O sinal chega agora para os municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado e Viamão.

Com o lançamento, a empresa expande o atendimento do sinal 4G para além de Porto Alegre - onde já possui 80% da área urbana coberta - somando seis cidades no estado com o serviço.

Com chegada aos novos municípios, a briga da operadora com a Vivo pelo 4G se acirra. A Claro foi a primeira a disponibilizar a novidade no mercado gaúcho, em março deste ano.

A Vivo chegou à capital gaúcha em maio e já tomou a dianteira. Atualmente a operadora tem mais da metade da base de usuários 4G no estado, com 19,5 mil assinantes. A Claro é a segunda colocada, com 9 mil assinantes.

Os municípios em que as duas disputarão a preferência do consumidor serão Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Lajeado e Viamão. Farroupilha por enquanto só terá a Claro, e 4G em Novo Hamburgo, só com a Vivo.

No caso da Oi e TIM, só Porto Alegre deve contar com o serviço este ano, devido à determinação da Anatel de que as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 devem ter o sinal 4G das quatro principais operadoras até o final de dezembro.

No cenário nacional, a Claro acumula cerca de 148,1 mil acessos 4G, ficando com a terceira colocação do mercado, atrás da TIM (208 mil acessos) e Vivo (293 mil).

Na parte de aparelhos, a operadora destaca que possui cerca de 25 modelos de smartphones com a tecnologia 4G, incluindo os novos iPhones 5c e 5s.

Além disso, para bombar o uso de seus pacotes de dados, a empresa firmou parcerias com redes sociais (Twitter, Facebook, Mobli e Joyn), isentando o consumo de banda no uso destes apps.

Atualmente a rede 4GMax da Claro está presente em 30 cidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), Barueri (SP), Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Búzios (RJ), Paraty (RJ), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Natal (RN), Belém (PA), Contagem (MG), Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Osasco (SP), Guarulhos (SP), Nova Iguaçu (RJ), São Caetano (SP), Santo André (SP), São Bernardo (SP), Itu (SP), Cotia (SP) e Águas de Lindóia (SP).