A RBS TV adotou a solução GMedianPlan. Foto: Dilermando Dias.

A RBS TV adotou a solução GMedianPlan como recurso para gerir de forma integrada suas operações. Ela faz parte de uma gama de produtos denominados GMedia Suíte, desenvolvida pela empresa GSoft, de Portugal, representada no Brasil pela AD-Digital

Segundo a empresa, implantar um sistema mais robusto no Planejamento e Controle ​das Operações de Produção (PCP) do telejornalismo era um desejo antigo dos profissionais de operações da RBS TV. 

Além disso, um programa de excelência operacional que iniciou em 2012 nas 18 emissoras do RS e SC passou a demandar novas capacidades de gestão nas operações da TV e demonstrou que planilhas Excel e portais de informações (Share Point), não ​seriam suficientes para atender a estas demandas. 

“Os sistemas de gestão empresarial tradicionais, conhecidos como ERP, nem sempre são capazes de atender plenamente as particularidades do dia-a-dia de uma emissora de TV. O GMedianPlan vem justamente atender a necessidade de se ter uma visão global do orçamento e dos recursos envolvidos em operações de jornalismo, teledramaturgia, entre outros, típicos dos produtores de conteúdo”, explica Daniela Souza, CEO da AD Digital. 

A RBS realizou um piloto no final de 2013 com auxílio direto da GSoft e decidiu implantar a solução no ano seguinte. 

Foram contempladas as atividades de planejamento e controle da alocação de recursos físicos e humanos nas emissoras de Porto Alegre e Florianópolis, que possuem mais de 300 colaboradores dedicados somente ao processo de Operações de Produção de telejornalismo.

A partir da experiência adquirida com o projeto piloto e da estratégia de utilização de práticas Ágeis dominadas pelas equipes da RBS TV (especificamente Scrum), a empresa conseguiu implantar o sistema e transformar seus processos num prazo total de 2 meses.

O projeto contemplou áreas como estúdios e suítes de produção, cinegrafia e edição de imagens, unidades móveis, recepção e transmissão de sinais, documentação, ingest e sestão de eventos.

“Hoje temos as informações de todas as áreas disponíveis no sistema, e todos os coordenadores de operações tem acesso ao que os demais estão planejando e executando. Com isso, tivemos um ganho de produtividade e confiabilidade das informações”, comenta Eduardo Taboada, gerentes de operação da RBS TV em Santa Catarina.

Já o gerente executivo do Rio Grande do Sul, Caio Klein explica que as áreas operacionais de produção de conteúdo da RBS TV são formadas por diferentes grupos de especialidades, com uma dinâmica muito diferente umas das outras. 

“Por exemplo, a captação de imagens e externas seguem as necessidades do jornalismo, esporte e entretenimento, enquanto que as áreas de suítes e estúdios têm rotinas operacionais que estão ligadas à grade de programação da TV Globo. Fazer a escala, tanto de recursos humanos quanto operacionais (meios) destas áreas, requer um sistema muito versátil, ágil e com muita capacidade de interação com todas as informações necessárias para o atendimento das demandas de uma emissora de televisão.”

A RBS TV é pioneira no modelo regional de televisão no Brasil juntamente com a Rede Globo, sendo sua mais antiga e maior afiliada com 18 emissoras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Com 15% da grade regional de programação, a RBS TV abriu seu sinal de TV digital no final de 2008.

A AD-Digital é uma integradora de sistemas e infraestrutura de televisão. Fornece soluções sob medida para produção, pós-produção, gestão do conteúdo, distribuição e armazenamento do conteúdo. Entre seus clientes estão MTV, Globosat e MixTV.