Gian Franco Nercolini.

Gian Franco Nercolini, ex-gerente sênior de clientes para o Sul do Brasil da Dimension Data, acaba de assumir a gerência de vendas para a mesma região da Symantec.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete.

Antes da Dimension Data, onde esteve nos últimos 10 meses, Nercolini passou três anos na M2SYS, empresa especializada em serviços para o setor financeiro sediada em Curitiba.

O executivo também tem passagens por Digitro Tecnologia, Vocalcom do Brasil, GVT e AT&T Latin America.

Nercolini está assumindo o que parece ser um cargo difícil em uma empresa em transformação.

O seu antecessor no cargo, João Fossa, contratado em outubro do ano passado vindo da Software AG, ficou pouco mais de um ano na posição.

Somente em 2014, saíram da Symantec o country manager Wagner Tadeu (hoje na Pure Storage) e o vice-presidente da área de consumer da companhia Fabiano Tricarico (hoje na McAfee), além do diretor de canais Paulo Vendramini (hoje na Allen).

Cargos médios também entraram nos cortes, incluindo Moreno Goes, diretor de vendas para a área de governo e educacional da Symantec, e a diretora de vendas para grandes contas em São Paulo, Marcia Nakahara (hoje a country manager da McAfee).

As trocas não se limitaram ao quadro de executivos. A empresa, agora comandada por Sérgio Chaia, ex-CEO da Nextel, renovou 60% da equipe com 30 profissionais oriundos de companhias como IBM, EMC, Dell e Telefônica.

Eles são liderados por um time novo, com Lucia Bulhões, ex-Dell, à frente do comercial, e Alejandro Raposo, outro ex-Nextel, à frente do Brasil com Chaia no cargo de vice presidente e diretor geral da Symantec Brasil e América Latina.

Entre os grandes clientes, a estratégia é dar a conhecer mais do portfólio da Symantec em áreas como disponibilidade de informações e prevenção de perda de dados.