A Granolab/Granotec implantou uma rede em fibra óptica da Furukawa para sua nova fábrica. Foto: Divulgação.

Com atuação na área de aplicação tecnológica em alimentos, a Granolab/Granotec - Nutrição e Biotecnologia implantou uma rede de comunicação em fibra óptica e baseada na solução Laserway da Furukawa para sua nova fábrica. O projeto foi implementado pela Sigma Telecom.

Instalada em Araucária, no Paraná, a unidade será inaugurada no mês de dezembro.

“Escolhemos a solução Laserway por ser uma tecnologia de ponta, com escalabilidade muito boa, que vai facilitar a expansão já prevista no projeto dessa nova fábrica”, afirma Allan Maia, gerente de TI da Granolab/Granotec.

As novas instalações da empresa em Araucária incluem a área industrial e um prédio administrativo. O complexo será inaugurado com 320 pontos de rede. Com a expansão, a intenção é adicionar mais 200 pontos de rede.

“Esse foi mais um motivo da opção pela solução Laserway: a adição desses novos pontos à rede poderá ser feita de forma rápida e simples, acrescentando placas às OLTs (Optical Line Terminal)”, explica.

Maia também destaca a simplificação da infraestrutura de comunicação propiciada pela solução da Furukawa.

“Não houve necessidade de instalar salas técnicas especiais para acomodar equipamentos de rede. Além disso, essa solução permite chegar com a fibra óptica diretamente até as câmeras de monitoramento, computadores e outros equipamentos instalados nas pontas”, acrescenta.

Na Granolab/Granotec, a solução Laserway interliga, por meio de uma única infraestrutura de fibra óptica, 48 câmeras de monitoramento, computadores, roteadores wi-fi, equipamentos industriais e de controle de acesso.

Essa infraestrutura dá suporte a múltiplos tipos de serviços, como telefonia IP, TV corporativa, sistema de automação e de segurança, além dos serviços de dados convencionais.

“A facilidade de manipulação propiciada por essa tecnologia permitiu ainda criar um anel de fibra óptica entre a fábrica e o prédio administrativo, para ter redundância na rede e, assim, aumentar a confiabilidade da comunicação. Afinal, temos um laboratório que é referência na área de trigo e, frequentemente, recebe visitas de clientes”, completa o gerente de TI da Granolab/Granotec. 

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furukawa é fabricante de soluções para infraestrutura de redes para setores de TI, telecomunicações e energia. Com unidades industriais em Curitiba, Sorocaba e Santa Rita de Sapucaí (MG), a empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, e em Palmira, na Colômbia.