Estes métodos podem ajudar aqueles que residem em países que têm leis estritas de acesso à internet. Foto: Pexels.
Nos primeiros dias da internet pública, na década de 1990, ela era semelhante ao Oeste Selvagem em termos de conteúdo e censura. Nada era censurado e você podia acessar quase tudo o que quisesse. Com o tempo, os governos se envolveram com leis de conteúdo da internet e leis de censura e começaram a implementar filtros e formas de controlar o que era acessado. Hoje em dia, há maneiras de contornar esses filtros e leis de censura e vamos ver algumas delas abaixo.
Filtros DNS
Alguns provedores de internet filtram o conteúdo, guiando o tráfego através de servidores DNS que redirecionam o tráfego. Quando você tenta acessar um site bloqueado, os pacotes de dados passam pelos servidores DNS do IP e voltam como não acessíveis ou os dados redirecionam para uma landing page, informando que o site pretendido não pode ser acessado.
Você pode alterar as configurações de DNS no seu computador para uma configuração personalizada que pode substituir as configurações de DNS regulares para uso na Internet. Este método não funciona 100% do tempo, mas tem resultados para aqueles que estão bloqueados no nível de DNS. Para tentar, você pode usar uma ferramenta como o Google Public DNS para descobrir se há alguma filtragem pelo IP no nível de DNS.
Proxies
Os Proxies são usados por sites às vezes como "apertos de mão" para confirmar que alguém acesse seu site. Existem sites de proxy online que podem ser usados para acessar páginas bloqueadas e o método é muito fácil de fazer. Basta ir a um desses sites e digitar o endereço da página bloqueada e você pode ignorar os filtros e a censura dessa forma. Assim como o método DNS, este método também não é 100% bem sucedido.
Proxies também podem ser bloqueados dependendo das configurações do seu IP e há algumas outras desvantagens em usar este método. Um dos maiores contras é que a maioria das páginas web proxy são preenchidos com anúncios que podem desorganizar a sua experiência de visualização. O lado positivo é que esta é a maneira mais rápida de tentar acessar um site bloqueado sem ter que instalar nada ou alterar nada da sua parte.
VPN
Esta é a forma mais popular de contornar filtros e sites censurados hoje em dia. VPN significa Virtual Private Network e funciona redirecionando todo o tráfego da Internet através da VPN. A VPN é geralmente localizada em um país ou continente diferente do que você está. Então, por exemplo, se você quisesse obter um endereço IP brasileiro ao invés de um americano, você poderia usar uma VPN para fazer isso acontecer.