Facebook aposta em reconhecimento de voz. Foto: divulgação.

O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 06, a aquisição da startup norte-americana Wit.ai, desenvolvedora de tecnologias de reconhecimento de linguagem por voz.

Segundo dados do Zdnet, o objetivo do Wit.ai é criar uma plataforma de linguagem intuitiva que seja de código e distribuição aberta. O valor da transação não foi revelado.

Embora a Wit.ai ainda esteja em seu início, com um investimento de US$ 3 milhões levantado em outubro junto ao fundo Andreessen Horowitz, a aquisição é um indicativo dos próximos passos que a empresa de Mark Zuckerbeg deve seguir.

À medida que a rede social aumenta seu foco nas plataformas móveis, se fazem necessários algoritmos de linguagem para a criação de novos recursos. Google, Apple e Microsoft já possuem suas experiências neste setor, desde reconhecimento de voz do usuário até plataformas inteligentes como Siri (iOS) e Cortana (Windows).

Por ser uma plataforma aberta, o Wit.ai deve agregar ao ecossistema do Facebook cerca de 6 mil desenvolvedores. Segundo analistas, o plano do Facebook é manter livre o código do software. Embora o Wit.ai seja aberto, ele cobra por queries por dia, caso seja usado comercialmente.