Valor da RBS em alta. Foto: divulgação.

A RBS gera mais valor para os seus stakeholders no Brasil do que a o Facebook. Pelo menos é o que aponta o ranking Mais Valor Produzido (MVP) criado pela Dom Strategy Partners, no qual o grupo de comunicação gaúcho pontua 7,44 contra 7,31 da rede social.

Assim como no ano passado, o ranking é liderado pelo Google (8,11), seguindo pela TV Globo (7,82). Fecha a lista a SKY (7,30).

Em relação ao ano passado, a novidade é a RBS, que entrou no ranking no lugar do UOL (veja as duas listas no final da matéria).

Avaliar o valor produzido para os stakeholders, um grupo amplo que inclui clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade é uma tarefa complicada.

A DOM não dá lá muitas pistas sobre como fez uma realidade complexa como essa virar uma cifra com duas casas decimais.

A consultoria criou uma metodologia, batizada de EVM (Enterprise Value Management) com a qual afirma avaliar a “performance dos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas”.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

“A ideia é entender como o mercado midiático dialoga, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e indicadores, que reverberam em credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Mídia e Internet - 2014

Nota

Google - 8,11

TV Globo - 7,82

RBS - 7,44

Facebook - 7,31

Sky - 7,30