O município de Gijón faz parte da província e principado das Astúrias, na Espanha. Foto: Divulgação.
A fim de agilizar e diminuir os custos com a implantação das certificações de qualidade ISO 9001, ISO 14001 e Acreditação 17025, a Empresa Municipal de Aguas de Gijón (EMA) - sociedade anônima de propriedade do município de Gijón, que faz parte da província e principado das Astúrias, na Espanha - adotou a solução SE Document, da SoftExpert.
“Pode-se dizer que sem o SE Document, alcançar a ISO teria sido um processo custoso e complicado, tanto em termos de tempo despendido quanto no que diz respeito aos recursos humanos empregados”, conta Ana Isabel del Canto Zanca, responsável pelo departamento de Informática da EMA.
A EMA é responsável pela gestão direta dos serviços relacionados a gestão do ciclo integrado da água, tanto no município de Gijón quanto nas comunidades rurais (coleta, tratamento e abastecimento de água potável, bem como manutenção, limpeza e reparação de instalações de esgoto, saneamento e purificação da água).
A empresa necessitava de um software para agilizar e diminuir os custos com a implementação das certificações de qualidade e acreditação. Além disso, queria uma ferramenta para controlar a gestão da documentação relacionada aos certificados de qualidade.
De acordo com Ana Isabel, os processos de implementação e manutenção das normas foram os principais ganhos obtidos com o uso do SE Document.
O software da SoftExpert é utilizado por 15 colaboradores na EMA e, além da conquista da ISO, Ana Isabel afirma que com uma documentação agora estruturada e organizada – são cerca de 10 mil documentos cadastrados na ferramenta -, o SE Document proporcionou também economia de tempo de trabalho.