Siemens firma parceria com HPE e Nissan. Foto: divulgação/Siemens.

As multinacionais Nissan, Siemens PLM e Hewlett Packard Enterprise anunciaram uma iniciativa conjunta para a criação de uma infraestrutura de conexão de alta velocidade para os centros de desenvolvimento de veículos da fabricante japonesa.

O projeto usará uma engenharia de infraestrutura de desktop virtual (VDI, na sigla em inglês), otimizando as soluções de CAD da Siemens PLM usadas pela Nissan em uma plataforma global e escalável, utilizando servidores de processamento de gráficos, armazenamento de alto desempenho, software e aceleração de rede.

A engenharia VDI utiliza o processamento de gráficos avançados baseados em tecnologia de virtualização de desktop. Ela permite que os engenheiros acessem estações de trabalho virtuais CAD 3D em servidores e que as controlem em um ambiente local.

A Nissan vai usar a tecnologia inicialmente em dois centros de desenvolvimento: no Nissan Technical Center da América do Norte e no Nissan Technical Center da Europa. O software NX da Siemens é a solução CAD central para a Nissan, utilizada em toda a engenharia e desenvolvimento de seus veículos.

Além disso, o software Teamcenter, também da Siemens, servirá como a espinha dorsal digital para solução de VDI. A HPE participa do projeto fornecendo a estrutura de servidores, redes e armazenamento necessária para a operação.

"Com esta tecnologia, a Nissan pode armazenar dados recentes em seus servidores, possibilitando o acesso às equipes do mundo todo, a qualquer momento. Isso aumenta a produtividade e a facilidade de utilização, bem como melhora o custo-benefício e o gerenciamento do risco de danos", afirmou a montadora em nota.