Ricardo Augusto da Luz Reis o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier. Foto: Divulgação.

Ricardo Augusto da Luz Reis, professor do Instituto de Informática da UFRGS, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier. 

A distinção ao docente brasileiro, único a receber no ano de 2016, foi aprovada pelo Conselho da Universidade e pelo Ministério das Relações Exteriores da França. 

A cerimônia ocorreu no dia 9 de dezembro, na Polytech Montpellier, na França. O título foi entregue por sua contribuição na esfera internacional e na formação de especialistas e pesquisadores em sua área.

Reis é doutor em informática – microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, na França, e coordenador do Programa de Pós-graduação em Microeletrônica do Instituto de Informática da UFRGS. 

Sua pesquisa abrange a interface entre microeletrônica e tecnologia da informação, o domínio das ferramentas de software e arquiteturas de circuitos integrados. 

Com mais de 500 publicações e inúmeros protótipos, é reconhecido internacionalmente por suas contribuições em síntese automática de topologias circuitos digitais CMOS. 

Reis contribuiu para inúmeras colaborações com a França, e, em particular, com a Universidade de Montpellier, desde 1990.