Rompeu. Foto: Divulgação

Usuários da TIM que usam o DDD 11 encontraram problemas para realizar ligações na terça-feira, 05. O rompimento de cabos de fibra óptica no bairro Vila Mariana causaram trastorno para cerca de 15% (1,7 milhão) de clientes da empresa.

Em nota, a operadora admitiu o problema e afirmou que a rede voltou ao normal por volta das 14h20, conforme noticia a Folha de S. Paulo.

Cidades próximas à capital paulista também reportaram problemas. A falha gerou notificação do Procon-SP, que exige que a empresa preste esclarecimentos sobre a rede e sobre que providências irá tomar.

De acordo com o Procon-SP, se ficarem comprovadas irregularidades, a TIM será penalizada conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Depois que completa-se 30 minutos de interrupção do serviço, o consumidor tem o direito ao abatimento proporcional do valor da assinatura.

O órgão também recomenda que se não houver abatimento o usuário pode procurar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e registrar uma reclamação.

Recentemente, a TIM divulgou a expansão de sua rede de fibra óptica no Brasil, com novos trechos para aumentar sua capacidade de atendimento de banda larga aos clientes. O investimento é de cerca de R$ 500 milhões.