Imagem do jogo "Encontre o caminho até Oz". Foto: reprodução.

Para divulgar um de seus novos filmes, "Oz: Mágico e Poderoso", a Disney firmou uma parceria com o Google no lançamento de um jogo experimental para o navegador Google Chrome, o game "Encontre o caminho até Oz".

Desenvolvido na linguagem HTML5, o jogo consiste em uma "jornada interativa em um circo do Kansas que te leva à terra de Oz", segundo destacou Alex Komoroske, gerente de produto do Chrome, navegador do Google, em entrevista à Folha.

Para um projeto que roda em uma navegador, o game é pesado para carregar, devido aos gráficos tridimensionais de alta qualidade, que requerem inclusive computadores com placas gráficas mais poderosas.

Para facilitar a vida dos usuários com máquinas e conexões menos capazes, o jogo conta com uma opção otimizada para velocidade, com gráficos de menor resolução. Ainda assim fica pesado.

"Nosso objetivo era combinar a riqueza do cinema com as capacidades técnicas do navegador para criar uma experiência imersiva, divertida e que criasse uma forte conexão com o jogador", diz a empresa em nota.

Para Komoroske, o experimento é uma forma explorar as capacidades do HTML5, novo formato de desenvolvimento gráfico em browsers, padrão capitaneado pelo Google.

Inclusive, a gigante das buscas disponibilizou um making of, mostrando um pouco do processo de desenvolvimento do código do jogo.

"Esperamos que outros desenvolvedores se espelhem neste projeto para elevar ainda mais o patamar da web, criando aplicações ricas e melhorando a experiência do usuário", frisa.