Crianças têm mais facilidade com tecnologia. Foto: flickr.com/photos/libertinus.

Todo mundo tem uma história para contar sobre como as crianças de hoje em dia parecem dominar com cada vez mais facilidade as novidades tecnológicas.

Agora você terá mais embasamento sobre o assunto, porque a AVG fez uma pesquisa com seis mil mães de 10 países, incluindo o Brasil, demonstrando por exemplo que 57% das crianças de entre três e cinco anos sabem operar pelo menos um aplicativo de smartphone ou tablet.

É um aumento considerável frente aos 38% da mesma pergunta foi feita na primeira pesquisa da série, quatro anos atrás.

Outros dados: 62% das crianças sabem ligar um PC e 66% sabem operar jogos de computador.

Em algumas outras coisas, no entanto, crianças seguem sendo crianças: só 14% sabem como amarrar os sapatos, 33% sabem nadar e 42% sabem o endereço de casa.

No Brasil o número de crianças que possuem perfil no Facebook é de 54%, mesmo com a determinação de idade mínima de 13 anos estabelecida por essa rede social.

Como já acontecia antes com os palavrões, ou os cortes de cabelo, o estilo de vida das crianças tem tudo a ver com a criação dos pais.

Os dados da pesquisa apontam que 81% das mães já postaram fotos de seus filhos na Internet.

No Brasil, a cifra é maior: 94% das mães já admitiram a prática, e a maior parte das fotos foram postadas antes do bebê completar um ano de idade.

Um total de 8% das pesquisadas disseram ter criado contas de e-mail para seus bebês. No Brasil esse número chega a 14%. 6% das mães criaram perfis em redes sociais para seus bebês, novamente no Brasil esse índice é maior, chegando a 12%.

Grande parte das mães disse que esse hábito se deve à vontade de compartilhar esses momentos com familiares e amigos (80%) - por outro lado 25% afirmaram fazê-lo para mostrar um dia essa evolução aos próprios filhos.